Será que você está cultivando bons relacionamentos?

Não se engane! Manter bons relacionamentos significa ter com quem contar qualquer hora do dia. É se relacionar com pessoas que te aceite não só em ocasiões alegres, mas que também estejam disponíveis para lhe ajudar quando você estiver triste, desanimado(a), com medo, com raiva.

Relacionamentos saudáveis são aqueles em que as pessoas têm vontade de estar (e sempre estão) presentes, independente do estado físico ou psicológico do outro. Os integrantes dessas relações são reais e espontâneos. Sabem expor seus sentimentos, compreendem e são compreendidos por todos, sem precisarem fazer personagens ou se esforçarem para serem aceitos no grupo. Todos aprendem e sentem como é amar e ser amado do jeito que são.

Você tem dificuldade de se relacionar bem?

Gostaria de se relacionar melhor e ter mais atenção das pessoas?

Uma forma de satisfazer esses desejos é, ao invés de ficar esperando atitudes das outras pessoas, começar a dar para si o que gostaria de receber do outro. Se almeja mais atenção, carinho, amor, por que primeiro não experimenta você mesmo(a) se doar esses cuidados?

Antes de mais nada, antes do próximo o(a) querer bem, é essencial que você esteja em um relacionamento sério consigo mesmo, se cuidando, se conhecendo, se amando. Dessa maneira será muito mais fácil atrair pessoas com a mesma energia positiva que a sua e acabar se formando naturalmente um círculo social de trocas mútuas. Mas se você estiver com a autoestima baixa, negligenciando o amor próprio, insatisfeito com sua vida, ninguém mais poderá te agradar, pois sempre haverá esse buraco dentro de você, que outra pessoa jamais conseguirá preencher, ainda que tenha as melhores das intenções.O pior é que ainda correrá o risco de ser desprezada por você por não estar numa mesma sintonia que a sua.

Aqueles que sabem a importância de regar o amor próprio colhem os melhores frutos. Tornam-se pessoas mais atraentes, admiráveis e desejadas. Observam uma ampliação do poder pessoal, pois são mais conectados com o amor, mais satisfeitos consigo mesmos, mais descontraídos e bem-humorados, cultivando sempre boas relações e obtendo cada vez mais realizações.

Aproveite para se cuidar mais, para se amar mais e conte conosco.

Diego Sant’Anna

Psicólogo, Personal Wellness e Coach

Compartilhar