Passar em concurso exige cuidado com a mente

Existem alguns possíveis sabotadores do êxito em concursos, como pensamentos disfuncionais, estresse, fadiga crônica, dentre outros. Neste texto eu irei abordar um deles: o despreparo emocional.

Venho me deparando na clínica com pessoas inteligentes, focadas e bastante estudiosas que relatam dificuldades em obter êxito no tão sonhado concurso público. Na maioria dos casos o foco é tão grande nos estudos que esquecem que outras dimensões precisam ser cuidadas. Outro aspecto muitas vezes determinante é o despreparo emocional. A maneira como lidam com a ansiedade e com o medo tem importância significativa, podendo gerar o famoso branco ou atrapalhar de forma mais sutil.

Natural que isso aconteça, afinal nosso sistema educacional ainda deixa muito a desejar no que diz respeito ao desenvolvimento da inteligência emocional. Nessa direção, organizar seu tempo para desfrutar do cuidado emocional advindo da psicologia clínica aliando um plano alimentar devidamente orientado mais a prática regular de atividades físicas vem sendo os facilitadores de quem se permite ampliar a visão mesmo no momento de pressão, passando a perceber que existem outros facilitadores do êxito no concurso, além do estudo.

Agende um encontro e entenda como o Personal Wellness Diego Sant’Anna poderá facilitar sua realização.

Compartilhar