Manter relacionamentos saudáveis será quase impossível antes de ler isso

Quem nunca brigou por alguma razão banal, que poderia ter sido evitada se houvesse mais domínio da comunicação?

A maneira como a maioria dos casais conduz as conversas vem gerando desgastes nos relacionamentos. Mas essa falta de habilidade com a expressão vem desde a época de solteiros, quando conviveram em ambientes familiares onde não havia um conhecimento de comunicação capaz de ensinar-lhes a transmitirem seus descontentamentos, tristezas, medos e carências de uma forma assertiva para serem compreendidos.

Para a manutenção e melhoria das convivências, seja no ambiente de trabalho, entre amigos, familiares e parceiro(a) amoroso(a), é fundamental cuidar da forma de falar ao outro sobre as atitudes dele que lhe desagradam, assim como saber reconhecer e elogiar as que agradam.

Para conseguir se expor de um jeito mais satisfatório é importante você ampliar a percepção dos seus próprios pensamentos, sentimentos e sensações corporais. Ter falta de clareza do que sente, na maioria dos casos dificulta e impossibilita que uma boa comunicação se estabeleça, o que compromete a qualidade da relação.

Muitos indivíduos têm dificuldade de perceber quais sentimentos estão presentes no momento que são questionados como se sentem. Geralmente respondem que estão bem, porém bem não é um sentimento. Então se perguntar o que você está sentindo ao longo ou ao final do dia é uma forma de entender e ficar mais conectado com o que se passa internamente.

Respiração profunda ajuda a aumentar seu poder de observação de uma maneira geral, então quando quiser perceber o que sente respire fundo algumas vezes. Talvez você tenha alguma dificuldade nas primeiras tentativas, por isso é interessante perseverar até conseguir. Outra prática bastante útil para essa finalidade é a meditação, tema que abordarei em outros textos.

Permita se conhecer mais e gerenciar melhor seus sentimentos e emoções. Além de melhorar os seus relacionamentos, você terá menos adoecimentos, mais saúde, maior autoestima, mais poder pessoal, autocontrole, maior autoeficácia, mais realizações e melhor qualidade de vida. Experimente e aproveite porque você merece e pode mais.

Conte comigo.

Um abraço afetuoso para você.

Diego Sant’ Anna

Psicólogo, Coach e Personal Wellness

Compartilhar